Home Page da Igreja Metodista Livre
ESTUDO - 03
Princípio 2 – Vá até os que precisam de Cristo

Isto provavelmente explica o que Filipe, então força a deixar a cidade que ele conhecia como sua casa (v.4), continuou pregando a mensagem e Cristo onde quer que ele fosse – mesmo que isso significasse pregar para um povo que ele foi ensinado a odiar. Neste caso, de acordo com o versículo 5, ele foi para Samaria.

Como um homem judeu, ele cresceu com um preconceito natural contra os Samaritanos. Ainda, Filipe está simplesmente seguindo o que mandou seu Senhor, Jesus, quem plantou a primeira “muda” em Samaria pela Sua conversa com a mulher Samaritana no poço de Jacó.

O apóstolo Paulo nos lembra do misterioso trabalho de conversão através do plantio e colheita: “Eu plantei, e Apolo regou a planta, mas foi Deus quem a fez crescer. De modo que nem o que planta nem o que rega têm importância, mas sim Deus, que dá o crescimento. Pois não há diferença entre o que planta e o que rega. Deus dará a recompensa de acordo com o trabalho que cada um fizer” (1 Coríntios 3:6-7).

Esta passagem ilustra que Deus freqüentemente prefere usar um número de Cristãos para alcançar alguém para Cristo a usar o esforço de uma só pessoa. Considere a história de quatro homens que trouxeram seu amigo paralítico até Cristo para que ele possa ser curado (Marcos 2:3-12). Os quatro homens, trabalhando em harmonia, foram capazes de levar um homem até Cristo.



<ANTERIOR INÍCIO  |  PRÓXIMA>